E. E. B. NEREU
DE OLIVEIRA RAMOS
LÍNGUA
PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA:
CÁTIA ANDRÉIA GOLLMANN
GUARACIABA - MARÇO
DE 2013
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos o uso de diferentes
linguagens, textos e falas como meio
para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Assumir a concepção de
língua como discurso que se efetiva nas diferentes práticas sociais, os
objetivos a seguir fundamentarão todo o processo de ensino:
- Empregar a língua oral em
diferentes situações de uso, sabendo adequá-la a cada contexto e interlocutor,
descobrindo as intenções que estão implícitas nos discursos do cotidiano e
posicionando-se diante dos mesmos;
- Desenvolver o uso da língua
escrita em situações discursivas realizadas por meio de práticas sociais,
considerando-se os interlocutores, os seus objetivos, o assunto tratado,
os gêneros e suportes textuais e contexto de produção/leitura;
- Refletir sobre os textos
produzidos, lidos e ouvidos, atualizando o gênero e tipo de texto, assim
como os elementos gramaticais empregados na sua organização;
- Aprimorar, pelo contato com
textos literários, a capacidade de pensamento crítico e a sensibilidade
estética dos alunos, proporcionando através da Literatura, a constituição
de um espaço dialógico que permita a expansão lúdica do trabalho com as
práticas da oralidade, de leitura e da escrita.
6º
ano
Conteúdos:
- Leitura
de gêneros textuais;
- Textos
narrativos ( fábulas, crônicas, lendas, poemas, poesias, acrósticos)
Textos descritivos.
- Compreensão
e interpretação de textos;
- Produção
textual e Reestruturação de textos;
- Análise
linguística; vocabulário, alfabeto, tipos de letras;
- Ortografia,
pontuação, fonética;
- Letras
e fonemas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, silaba
tônica, classificação;
- Divisão
silábica, acentuação gráfica;
- História
em quadrinhos;
- Linguagem
verbal e não verbal;
- Tipos
de frases;
- Reforma
ortográfica;
- Substantivos:
classificação;
- Pontuação;
- Adjetivos;
- Artigo;
- Numeral;
- Uso
do eu e mim;
- Uso
do mal e mau;
- Verbos
(presente, passado e futuro);
- Pronomes
pessoais: retos, oblíquos e tratamento;
- Sinônimos,
antônimos;
- Sujeito;
7º
ano
Conteúdos:
- Leitura
de gêneros textuais, textos narrativos (fábulas, crônicas, lendas, poemas,
bilhetes, acrósticos, charges, parodias, poesias, poemas);
- Textos
jornalísticos;
- Compreensão
e interpretação de textos;
- Produção
textual e reestruturação textual;
- Analise
linguística;
- Ortografia;
- Uso
dos porquês;
- Pontuação;
- Verbos
(pessoa, número, conjugação);
- Modo
indicativo;
- Tipos
de pronomes;
- Preposições;
- Reforma
ortográfica;
- Advérbios;
- Frase,
oração, período;
- Uso
do mal, mau;
- Língua
informal, língua culta;
- Vozes
verbais;
8º
ano
Conteúdos:
- Revisão
de classes de palavras;
- Ortografia;
- Acentuação;
- Produção,
leitura, interpretação textual ( contos, cartuns, fábulas, crônicas,
charges, textos humorísticos);
- Introdução
a textos dissertativos;
- Narração
e seus elementos;
- Reforma
ortográfica;
- Discurso
direto e indireto;
- Orações
coordenadas;
- Tipos
de predicado;
- Tipos
de sujeito;
- Revisão
pronomes;
- Revisão
preposições;
- Advérbios;
- Uso
dos porquês;
- Os
três modos verbais;
- Vozes
verbais;
- Homônimos
e parônimos;
- Conotação,
denotação;
9º ano
Conteúdos
:
·
Produção, leitura e
interpretação;
·
Ortografia; (poemas, poesias,
crônicas, textos humorísticos, anúncios publicitários) ;
·
Produção, leitura, interpretação textual (contos,
cartuns, fábulas, crônicas, charges, anúncios publicitários, reportagens e
noticias);
·
Produção de textos dissertativos;
·
Analise sintática;
·
Período simples e composto;
·
Reforma ortográfica;
·
Figuras de linguagem;
·
Denotação, conotação;
·
Versificação;
·
Concordância verbal;
·
Concordância nominal;
·
Plural dos substantivos compostos;
·
Regência verbal;
·
Estrutura e formação das
palavras;
·
Empregos da crase;
·
Palavras homônimas e parônimas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário