segunda-feira, 1 de abril de 2013

Plano de Curso Língua Portuguesa


E. E. B. NEREU DE OLIVEIRA RAMOS
LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: CÁTIA ANDRÉIA GOLLMANN     
GUARACIABA - MARÇO DE 2013








OBJETIVO GERAL

  Proporcionar aos alunos o uso de diferentes linguagens, textos e falas  como meio para expressar e comunicar suas idéias,  interpretar e usufruir as produções.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Assumir a concepção de língua como discurso que se efetiva nas diferentes práticas sociais, os objetivos a seguir fundamentarão todo o processo de ensino:
  • Empregar a língua oral em diferentes situações de uso, sabendo adequá-la a cada contexto e interlocutor, descobrindo as intenções que estão implícitas nos discursos do cotidiano e posicionando-se diante dos mesmos;
  • Desenvolver o uso da língua escrita em situações discursivas realizadas por meio de práticas sociais, considerando-se os interlocutores, os seus objetivos, o assunto tratado, os gêneros e suportes textuais e contexto de produção/leitura;
  • Refletir sobre os textos produzidos, lidos e ouvidos, atualizando o gênero e tipo de texto, assim como os elementos gramaticais empregados na sua organização;
  • Aprimorar, pelo contato com textos literários, a capacidade de pensamento crítico e a sensibilidade estética dos alunos, proporcionando através da Literatura, a constituição de um espaço dialógico que permita a expansão lúdica do trabalho com as práticas da oralidade, de leitura e da escrita.













6º ano

Conteúdos:

  • Leitura de gêneros textuais;
  • Textos narrativos ( fábulas, crônicas, lendas, poemas, poesias, acrósticos) Textos descritivos.
  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Produção textual e Reestruturação de textos;
  • Análise linguística; vocabulário, alfabeto, tipos de letras;
  • Ortografia, pontuação, fonética;
  • Letras e fonemas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, silaba tônica, classificação;
  • Divisão silábica, acentuação gráfica;
  • História em quadrinhos;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Tipos de frases;
  • Reforma ortográfica;
  • Substantivos: classificação;
  • Pontuação;
  • Adjetivos;
  • Artigo;
  • Numeral;
  • Uso do eu e mim;
  • Uso do mal e mau;
  • Verbos (presente, passado e futuro);
  • Pronomes pessoais: retos, oblíquos e tratamento;
  • Sinônimos, antônimos;
  • Sujeito;





















7º ano

Conteúdos:
  • Leitura de gêneros textuais, textos narrativos (fábulas, crônicas, lendas, poemas, bilhetes, acrósticos, charges, parodias, poesias, poemas);
  • Textos jornalísticos;
  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Produção textual e reestruturação textual;
  • Analise linguística;
  • Ortografia;
  • Uso dos porquês;
  • Pontuação;
  • Verbos (pessoa, número, conjugação);
  • Modo indicativo;
  • Tipos de pronomes;
  • Preposições;
  • Reforma ortográfica;
  • Advérbios;
  • Frase, oração, período;
  • Uso do mal, mau;
  • Língua informal, língua culta;
  • Vozes verbais;



























8º ano

Conteúdos:
  • Revisão de classes de palavras;
  • Ortografia;
  • Acentuação;
  • Produção, leitura, interpretação textual ( contos, cartuns, fábulas, crônicas, charges, textos humorísticos);
  • Introdução a textos dissertativos;
  • Narração e seus elementos;
  • Reforma ortográfica;
  • Discurso direto e indireto;
  • Orações coordenadas;
  • Tipos de predicado;
  • Tipos de sujeito;
  • Revisão pronomes;
  • Revisão preposições;
  • Advérbios;
  • Uso dos porquês;
  • Os três modos verbais;
  • Vozes verbais;
  • Homônimos e parônimos;
  • Conotação, denotação;


























ano

Conteúdos :
·        Produção, leitura e interpretação;
·        Ortografia; (poemas, poesias, crônicas, textos humorísticos, anúncios publicitários) ;
·        Produção,  leitura, interpretação textual (contos, cartuns, fábulas, crônicas, charges,  anúncios publicitários, reportagens e noticias);
·        Produção de textos dissertativos;
·        Analise sintática;
·        Período simples e composto;
·        Reforma ortográfica;
·        Figuras de linguagem;
·        Denotação, conotação;
·        Versificação;
·        Concordância verbal;
·        Concordância nominal;
·        Plural dos substantivos compostos;
·        Regência verbal;
·        Estrutura e formação das palavras;
·        Empregos da crase;
·        Palavras homônimas e parônimas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário